Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Mikania warmingii Sch.Bip. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 15-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no Estado deMinas Gerais, com AOO de 32 km², sendo encontrada em menos de cinco locais em situação de ameaça.A perda e degradação do habitat são ameaças à espécie. Os campos rupestres da Cadeia do Espinhaço e do Quadrilátero Ferrífero vêm sofrendo com o impacto das atividades de mineração, a invasão porespécies exóticas, a ocorrência de incêndios e a expansão urbana.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Mikania warmingii Sch.Bip.;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Mikania warmingii ocorre em Minas Gerais (Ritter et al., 2012).

Ameaças

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Severidade high
Detalhes Oscampos rupestres da Cadeia do Espinhaço sofreram no passado com o impacto deatividades de mineração. Atualmente, são ameaçados devido à invasão porespécies exóticas, à ocorrência de incêndios, e à expansão urbana (Rapini etal., 2008).

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes Os campos rupestres ferruginosos da região doQuadrilátero Ferrífero, onde a espécie ocorre (CNCFlora, 2011), jáforam em grande parte devastados devido a atividades de mineração, e os poucosremanescentes podem vir a sofrer com a mineração e/ou com a expansão urbana nofuturo (Viana; Lombardi, 2007).

10.5 Fire
Severidade high
Detalhes Os campos rupestres da Cadeia do Espinhaço sofreram no passado com o impacto de atividades de mineração. Atualmente, são ameaçados devido à invasão por espécies exóticas, à ocorrência de incêndios, e à expansão urbana (Rapini et al., 2008).

1.4 Infrastructure development
Severidade high
Detalhes ​Os campos rupestres da Cadeia do Espinhaço sofreram no passado com o impacto de atividades de mineração. Atualmente, são ameaçados devido à invasão por espécies exóticas, à ocorrência de incêndios, e à expansão urbana (Rapini et al., 2008).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Vulnerável" (VU), segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra da Canastra e no Parque Estadual do Ibitipoca (CNCFlora, 2011).

Referências

- RAPINI, A.; RIBEIRO, P. L.; LAMBERT, S.; PIRANI, J. R. A flora dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço. In: AZEVEDO, A. A.; FONSECA, R.L.; MACHADO, R. B. Megadiversidade. p.15-23, 2008.

- VIANA, P.L.; LOMBARDI, J.A. Florística e Caracterização dos Campos Rupestres sobre Canga na Serra da Calçada, Minas Gerais, Brasil, Rodriguésia, Rio de Janeiro, v.58, p.159-177, 2007.

- RITTER, M.R., LIRO, R.M., ROQUE, N., NAKAJIMA, J. Mikania in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB005346>.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Mikania warmingii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Mikania warmingii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 15/05/2012 - 18:04:53